Informações Importantes

Biotecnologia e biossegurança devem ter novo edital até final do ano

Até o final do ano o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) deve lançar um edital para pesquisa na área de biotecnologia e biossegurança. O assunto foi um dos temas da primeira reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) realiza nesta quinta-feira (19) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) sob a presidência do farmacêutico bioquímico Flavio Finardi.

Ao destacar a importância atribuída pelo ministério ao trabalho da comissão, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre pediu o apoio dos integrantes da Comissão para a elaboração do novo edital. A intenção é de que os especialistas do ramo contribuam com sugestões sobre, por exemplo, as linhas de pesquisa a financiar.

"Mesmo num ano sem excessos de recursos o ministro considera essa área importante, como também o monitoramento científico que é produzido e autorizado por esta comissão", afirmou. "Estamos absolutamente comprometidos em lançar e fazer chamadas e editais para apoiar pesquisas na área de biossegurança. Temos desafios e oportunidades muito grandes na área da biotecnologia", disse o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, também membro da CTNBio.

Oliva relatou que tem presenciado repercussão positiva em relação ao trabalho de excelência desenvolvido no Brasil na área de biossegurança, nas viagens realizadas para a formulação das ações em torno do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal, voltado ao estímulo do intercâmbio científico por meio da concessão de bolsas no exterior. "Nossa legislação é uma das mais avançadas e mais equilibradas do mundo, tem tido resultados excepcionais, importantes para o desenvolvimento do país e o bem-estar da nossa população", frisou. (Com informações da Ascom do MCTI).